A segunda-feira (29, em quase toda a região Norte do país, será marcada por muitas nuvens no céu e possibilidade de chuvas isoladas a qualquer hora do dia. Macapá, no Amapá, começa a semana com céu encoberto, com chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas válido até as 10h desta segunda (29). Municípios como Abaetetuba (PA), Abel Figueiredo (PA), Abreulândia (TO), Acará (PA) e Acrelândia (AC) podem ter chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de 60 a 100 km/h. De acordo com o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O meteorologista do Inmet Heráclio Alves diz que as chuvas ficam mais concentradas desde o Amapá, norte do Pará, avançando pelo Tocantins até áreas do Acre, sul do Amazonas e Rondônia.
“A exceção fica para o norte da região, que inclui Roraima, norte e noroeste do Pará, onde a chance de chuva é pequena, mas nas demais áreas é aquele padrão de chuva típico de verão, ou seja, no decorrer do período, com o aquecimento diurno e essa combinação do calor e da alta umidade aumenta as chances de pancada de chuva, principalmente no período da tarde. Esse vai ser mais ou menos o panorama durante toda a semana”, comenta.
Durante a semana são previstos volumes de chuva maiores que 50 milímetros no centro-sul do Pará e do Amazonas, no Acre, Amapá, Rondônia e Tocantins.
A temperatura mínima entre as capitais nesta segunda-feira (29) será de 23ºC em Macapá (AP) e Palmas (TO) e a máxima pode chegar a 36ºC em Boa Vista (RR).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.