Grande parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul começa a segunda-feira (29) com tempo firme. Parte do estado de Goiás também terá poucas nuvens e não deve chover. Já Brasília tem dia com muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada a qualquer hora.
A capital federal está dentro da faixa de alerta amarelo — de chuvas intensas — do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta laranja, que representa perigo e atravessa o país desde o Sudeste até o Norte, passa apenas por uma pequena região no norte de Goiás, com municípios como Posse e Iaciara, e também na cidade de Alta Floresta, em Mato Grosso.
Destaque para pancadas de chuvas fortes no centro-sul de Goiás e sul de Mato Grosso do Sul, que devem ultrapassar os 80 milímetros ao longo desta semana. Nas demais áreas, deve chover pouco, conforme explica o meteorologista do Inmet Heráclio Alves.
“Em grande parte de Mato Grosso, Goiás, incluindo também o Distrito Federal, a chance de chuva é maior, por conta do calor e alta umidade. Esse canal da umidade, mesmo enfraquecido, se desloca para o sul, deixando grande parte do Centro-Oeste com pancadas de chuva no decorrer do período. À tarde, por exemplo, é quando pode ocorrer chuvas mais intensas, mesmo que de forma mais pontual, devido ao calor e alta umidade”, comenta.
A temperatura mínima entre as capitais nesta segunda-feira (29) será de 19ºC em Brasília. Já Cuiabá deve registrar a maior temperatura do país no dia, com máxima de 38ºC.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.