Segunda-feira (22) com chuva durante todo o dia e a noite em todos os estados do Centro-Oeste. Cidades como Cáceres (MT), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Aquidauana (MS) devem ser atingidas por trovoadas durante a manhã.
Na parte da tarde, as chuvas se intensificam e são acompanhadas de trovoadas em todo o Centro-Oeste.
O Inmet alerta para perigo de chuva entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h. A área sob alerta é o norte mato-grossense, atingindo municípios como Sinop e Alta Floresta.
Também há alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. O alerta está em todos os estados da região, chegando a cidades como Brasília (DF), Mozarlândia (GO), Alto Paraguai (MT) e Coxim (MS).
Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, destaca que o calor e a umidade favorecem chuvas significativas na região Centro-Oeste. E acrescenta que a presença de um centro de baixa pressão no norte do Paraguai influencia principalmente o volume de chuva na faixa central do Mato Grosso do Sul. O que pode proporcionar volumes significativos de precipitação e também aumentar a possibilidade de ocorrência de granizo.
“O sul de Goiás e noroeste de Mato Grosso tendem a receber volumes de chuvas bastante significativos. Entretanto, não se descartam chuvas nas demais áreas com volumes não muito significativos e até mesmo de forma isolada”, explica.
De acordo com o instituto, durante a semana, na região Centro-Oeste, há previsão de pancadas de chuva localmente fortes, que podem ultrapassar 90 mm.
A temperatura mínima fica em torno de 19°C, em Brasília, no Distrito Federal, e a máxima prevista é de 39ºC, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Fonte: Brasil61