Ministério das Comunicações lança projeto de integração de comunicações entre órgãos públicos do Distrito Federal
O Ministério das Comunicações (MCom) apresentou um projeto inovador que visa integrar a comunicação entre órgãos públicos do Distrito Federal e as forças de segurança pública. Este projeto representa um dos avanços da Rede Privativa do Governo Federal, que cria uma infraestrutura exclusiva para órgãos públicos, permitindo que instituições que operavam em sistemas distintos passem a se comunicar em um ambiente único, seguro e integrado.
Com um investimento de R$ 1 bilhão, a previsão é de que a implantação da integração esteja concluída até dezembro de 2027. A apresentação do projeto foi realizada no dia 25 de junho, em Brasília (DF), onde a integração da Rede Privativa Móvel foi demonstrada, considerando que já conecta a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Exército Brasileiro, a Polícia da Câmara dos Deputados e a Polícia do Senado Federal.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou a importância da nova estrutura para ampliar a integração entre as forças de segurança e criar uma comunicação mais rápida e segura em situações críticas. Na avaliação do ministro, o Estado brasileiro precisava de uma infraestrutura própria relacionada à interlocução integrada entre os órgãos.
“Em parceria com o Ministério da Justiça, essa é mais uma ação do governo do presidente Lula para combater a criminalidade, para agilizar essa comunicação importante, integrando as forças de segurança”, ressaltou Siqueira Filho.
- Publicidade -
A Rede Privativa, diferentemente das redes comerciais, foi concebida para atender exclusivamente órgãos governamentais. A novidade garante maior controle sobre o tráfego de informações e mais proteção para comunicações sensíveis. A Rede foi criada para conectar órgãos da administração pública federal por meio de uma infraestrutura exclusiva, independente das redes comerciais de telecomunicações.
O projeto contempla duas modalidades complementares: a Rede Privativa Fixa, que utiliza fibra óptica para interligar prédios e unidades administrativas, e a Rede Privativa Móvel, que permite comunicações seguras em campo e durante operações.
A medida resulta de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com execução da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).
Ao longo do evento, o MCom também apresentou a ativação do primeiro cliente da Rede Privativa Fixa: a Agência Nacional de Mineração (ANM), em Aracaju (SE). A primeira etapa do projeto contempla a conexão de 12 prédios públicos por meio de uma infraestrutura dedicada de 75,5 quilômetros de fibra óptica.
Entre os órgãos que passarão a utilizar a rede estão o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A previsão é de que as próximas ativações comecem em setembro deste ano e contemplem os municípios de Macapá (AP), Rio Branco (AC), Goiânia (GO) e Vitória (ES).
