Brasília Recebe Segundo Encontro Nacional Territórios da Cultura
O Ministério da Cultura realizou, entre os dias 16 e 18 de maio, o Segundo Encontro Nacional Territórios da Cultura em Brasília. O evento reuniu gestores, artistas e representantes de equipamentos culturais de diferentes regiões do país para discutir a importância da cultura para a cidadania e a infraestrutura cultural no Brasil.
Um dos principais objetivos do encontro foi premiar as boas práticas dos Centros de Referência para a Cidadania (CEUs) das Artes. Foram 22 iniciativas culturais premiadas, reconhecendo experiências ligadas à programação cultural, formação de público, gestão compartilhada e articulação entre políticas públicas.
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, os equipamentos culturais são fundamentais para garantir a cidadania e oferecer serviços públicos de qualidade. Ele destacou que a rede de equipamentos culturais é estratégica e que é importante investir em infraestrutura cultural para atender às comunidades afastadas e rurais.
Para Tavares, ampliar a infraestrutura cultural no país é um dos desafios centrais da política pública. Ele ressaltou que o déficit de equipamentos culturais nas periferias e no interior do país é gigantesco e que é necessário enfrentá-lo e superá-lo. O secretário-executivo também destacou a importância da parceria entre o governo e a sociedade para desenvolver políticas de infraestrutura cultural.
- Publicidade -
O encontro nacional também contou com oficinas e atividades de articulação entre gestores culturais de todo o país. O evento buscou fortalecer a rede de equipamentos culturais e promover a cultura como um direito fundamental da cidadania.
Para saber mais sobre o evento e os equipamentos culturais premiados, é possível acessar o site do Ministério da Cultura.
